HOME > ARTIGOS

A escolha do amor saudável

A escolha do amor saudável

O Prazer e o momento de buscar ajuda



Diante de tantos sentimentos que experimentamos no processo de escolha, quando destacamos a escolha de relações amorosas, o ponto de partida é questionar:

- O que eu posso doar de mim para o outro?
- O que eu espero receber?

O doar-se tem relação direta com tudo o que eu gosto e que, portanto, me dá prazer em compartilhar. Nesta partilha, há um entrosamento que chamamos de “química” onde ambos vivenciam o inicio da construção amorosa.

O prazer no amor vai desde o físico, influenciando decisões importantes da vida humana: mudança de cidade, de rotina, morar junto, casar-se, construir um novo espaço de moradia, ser pai ou mãe biológico ou adotivo.

Considera-se amor saudável a relação sem qualquer manifestação de violência doméstica, seja física ou verbal. Neste ponto, é prudente refletirmos sobre todas as nossas expectativas diante do que esperamos receber na relação com o outro. Muitos apresentam essa dificuldade porque, a partir do momento que vivenciam o amor dentro de si, parece muito difícil entrar em contato com qualquer motivo ou circunstância que justifique a separação.

Ajuda-se....


- quem busca uma orientação profissional para trabalhar as próprias características pessoais no processo de escolha amorosa
- quem busca equilibrar razão e emoção dando-se a liberdade de tomar decisões para, ao mesmo tempo doar e receber o que se espera numa relação.

Respeito e limites


O respeito de valores pessoais, de limites constrói a cumplicidade na relação: as vontades, os desejos, os sonhos e necessidades a dois.

O afeto sem violência recrimina falas ofensivas e agressões físicas. O casal precisa ter a habilidade adequada da escuta e da comunicação.

Se isso não se concretiza o ideal é buscar auxilio profissional para que novamente o casal posso desfrutar dos prazeres da relação sem que os conflitos passem a compor a maior parte da convivência.


As formas de expressão da escolha amorosa


Sem distinção de raças, ideologias, a sociedade se compõe de diversos tipos de configurações de casais. Qualquer forma de manifestação homofóbica diante das escolhas amorosas não condiz com o amor saudável que cultivamos inclusive dentro de nós.

- Treine cultivar o respeito à liberdade do outro mesmo não compartilhando com suas idéias.
- Aprenda a escolher seus relacionamentos, a principio, aceitando suas próprias concepções e respeitando o que não lhe convém.

Viva em equilíbrio buscando auxilio profissional caso perceba intolerância a outras formas expressão diferentes a sua.

Esse tema sobre escolha amorosa inclui justamente a forma como eu mesmo cultivo o amor dentro de mim para que eu consiga escolher aquele(a) que fará parte da minha vida íntima.

Por Andréa Bogatti Guimarães Tomazella, em 15 de Janeiro de 2020